Coisas que realmente são importantes

Jovem espanhol revela ao Mundo novo rosto depois de transplante total



O jovem de 31 anos, conhecido como Óscar, foi apresentado na conferência de imprensa da equipa médica do hospital de Vall d'Hebron. A operação realizada em Março envolveu 30 pessoas e durou 24 horas.

Óscar tinha deformações graves do rosto depois de um acidente em que perdeu o nariz e as fossa nasais, lhe deformou os maxilares, os lábios, a boca. Tinha dificuldade em respirar, falar, deglutir pelo que só sobrevivia com alimentação e respiração artificiais.

Os médico transplantaram “toda a pele e músculos da cara, as pálpebras, o nariz, os lábios, o maxilar superior, todos os dentes, o palatos, os ossos das 'maçãs do rosto', as mandíbulas, utilizando técnicas de cirurgia plástica e microcirurgia de reparação neurovascular”, explicou Joan Pere Barret, chefe do serviço de cirurgia plástica do hospital.

Com alguma dificuldade, o paciente agradeceu à família e equipa médica. Pode agora beber líquidos e terá um regime à base de purés, mas deverá conseguir falar dentro de dois meses.

Recuperou sensibilidade na maior parte da sua nova cara mas “ele ainda não consegue fechar o olhos nem a boca”, explicou o médico. As previsões para uma total recuperação apontam para 18 meses.

Fonte: SIC notícias

Os avanços na ciência são incríveis.
E ainda importamo-nos com assuntos tão mesquinhos no nosso quotidiano quando existe tanta coisa mais importante...

Comentários

Mensagens populares