O papel da mente na saúde

"Ao contrário do que geralmente está convencionado, a mente não está alojada na cabeça. Ela está centrada no cérebro mas os seus efeitos distribuem-se por todo o organismo a cada instante. Já todos percebemos como uma emoção forte acelera o coração ou como ficamos "gelados" com uma notícia aterradora. Mas, subtilmente, mesmo o estado do nosso humor e do nosso ânimo, afectam todo o corpo, ainda que disso não tenhamos consciência.

Quantas indisposições "físicas", quantas doenças e perturbações não têm origem no nosso mundo psíquico, por vezes nas memórias emocionais, sem que disso tenhamos consciência. Infelizmente, os médicos, de uma maneira geral, tratam os problemas psicossomáticos com alguma indiferença, até mesmo com algum desprezo. (…)

A influência da mente (das disposições, dos pensamentos, das emoções, etc) sobre o corpo (incluindo o próprio cérebro) é muito grande (estima-se que 80% das doenças atualmente conhecidas são "alimentadas", quando não provocadas, pelos estados de espírito).

Mais do que o tão badalado "pensamento positivo" (uma já estafada crença nem sempre fácil de cumprir) necessitamos é de melhorar o nosso auto-conhecimento, o nosso equilíbrio emocional e sentimental, a nossa auto-estima e a nossa capacidade de tomarmos decisões e assumir escolhas. Com isso iremos melhorar o nosso sistema imunitário, isto é, as defesas que o corpo gera de forma natural. Ficaremos então menos vezes doentes e a cura será mais rápida."
(...)


Augusto Cury

Comentários

  1. Eu sou prova viva disso. Há dois anos atrás (mt mau por acaso), sempre que ia ao médico que fosse do cu ou da boca o problema era sempre o mesmo: a minha cabeça! A mente é mesmo poderosa...

    ResponderEliminar
  2. Sílvia, muito bem colocada essa postagem. Estou muito certo disso. Tenho um amigo médico que , na maior parte dos casos, em vez de remédios receita qualidade de vida mental. Ele me disse que essa é a "Doença do Século". Vamos cuidar de darmos bom estímulo aos nossos pensamentos, senão...
    Beijinhos de alta positividade. Manoel Eduardo - Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Dina: até me fez rir!! :D É verdade, se não estivermos bem na mente isso irá reflectir-se no corpo.
    Espero que tudo tenha ficado cinco estrelas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Blog do Óbvio: cada vez mais é fundamental cuidarmos da nossa mente. Manoel, é bem verdade o que o seu amigo diz, é a doença do século!!
    Eu sei agora que durante anos senti meu corpo doente e enfraquecido culpa do meu estado mental. Por isso decidi mudar minha filosofia de vida e viver mais serena, mais positiva e encher-me de boas energias e vibrações.
    A vida tem muito de bom para aproveitar e tudo começa em nós. O resto, chega fácil fácil!!
    Tudo de bom Manoel.
    Beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares