O Alce e os Lobos - Contos para reflectir

A água do lago estava tão limpa que parecia um espelho. Todos os animais que foram  beber água viram suas imagens refletidas no lago. O urso e seu filhote pararam admirados e foram embora. O alce continuou admirando a sua imagem: 
– Mas que bela cabeça eu tenho.
De repente, observando as próprias pernas, ficou desapontado e disse:
- Nunca tinha reparado, nas minhas pernas. Como são feias! Elas estragam toda a minha beleza!
Enquanto examinava sua imagem reflectida no lago, o alce não percebera a aproximação de um bando de lobos que afugentara todos os seus companheiros.Quando finalmente se deu conta do perigo, o alce correu assustado para o mato. Mas, enquanto corria, seus chifres se embaraçavam nos galhos, deixando-o quase ao alcance dos lobos. Por fim o alce conseguiu escapar dos perseguidores, graças às suas pernas, finas e ligeiras.Ao perceber que já estava a salvo, o alce exclamou aliviado:
– Que susto! Os meus chifres são lindos, mas quase me fizeram morrer! Ah, se não fossem as minhas pernas!

“Não devemos valorizar só o que é bonito, sem valorizar o que é útil.”
Autor desconhecido

Comentários

Mensagens populares