Existe idade limite para ser Mãe?

O tempo vai passando, para todos com certeza, mas todos o sentimos de forma diferente. Alguns só se dão conta em circunstancias muito específicas como por exemplo em conversas saudosistas sobre a infância ou a adolescência. Quem nunca começou a recordar momentos e verbalizou um 'como o tempo passa?'. Quem nunca?
Mas a questão que mais me assombra cada vez que penso neste tema é o limite de idade para termos filhos. Ainda agora li uma capa de uma revista e uma breve passagem num post de uma figura pública que a fulana X vai ser mãe aos 41 anos. De repente o tema saltou na minha mente como uma pipoca quente. Sei que são cada vez mais as pessoas que têm filhos tarde mas não sei se concordo ou discordo. Não sou Mãe, ainda não tive a oportunidade de o ser, adorava, sei que seria uma excelente Mãe mas não surgiram as circunstâncias certas para que essa ideia fosse colocada em prática e suspeito que tão cedo não surgirão. Por isso já dei por mim a pensar e até mesmo em conversa com uma amiga isso assombrou-me, o receio de começar a contagem decrescente para puder concretizar este objectivo. No final deste ano farei 35 anos, a partir daqui começo a achar que fazê-lo será um acto egoísta de minha parte. Serei justa para com uma criança que ela venha a ter uma Mãe tão mais velha que ela que signifique que talvez não consiga acompanha-la nas brincadeiras quando atingir a idade de brincar? Ter um filho aos 40 anos significa ter 60 quando ela atingir os 20 anos. 60 anos é idade dos meus pais que já são avós por parte da minha irmã e já vejo bem como eles se esforçam para acompanha-los nas tolices. Provavelmente, face à vida actual, serão mais as vozes que concordam que não poderá haver um limite mas sem sombra de dúvida que minha mente concorda mais rapidamente com quem tem a possibilidade de ter filhos cedo, tal como os nossos pais faziam e convínhamos que as possibilidades financeiras não estavam muito longe das que vivemos hoje em dia. Seriam eles mais corajosos? Ou seremos mais racionais, mais ponderados do que eles foram?
Tenho pena de não ter sido mais corajosa nos meus ternos 20 e poucos anos, garantidamente que teria sido bem sucedida.

Comentários

Mensagens populares